domingo, 15 de março de 2020


Eu não sei o que foi que foi que me deu.
Foi Feitiço o que me aconteceu…

Ilustração de Paula Marques (Obrigado)

Fui, certo dia, encontrar o Jaquim, da minha terra, com um braço ao peito, uma perna às costas e um olho azul Belenenses, tamanho que nem repolho.

- Que te sobreveio Jaquim? – Perguntei.
Respondeu-me triunfante, entre voz segredada, como um valente cuidadoso:

Ontem ouvi dizer, sobre a coragem e a valentia que:
Corajosos e valentes não são os homens que vão para a guerra. Corajosos e Valentes não são os caçadores de feras. Corajosos e valentes não são os governantes nem os mercenários (aqui misturados por puro e mero acaso).
Corajosos e valentes, Jaquimzito, são os homens casados que, saem à noite, e quando a esposa doce e dedicada, pelas três da madrugada (bem cedo), os espera, à porta de casa, com a vassoura na mão, eles aprumam o cambalear ligeiro e perguntam:

- Então, mulher, vais varrer ou vais voar?

- Eu fui um desses corajosos. – Segredou-me o Jaquim (cheio de dores).

Sem comentários:

Enviar um comentário